O Dalapagarapa Produções já produziu mais de uma dezena de espetáculos, sozinho ou em parceria com outras companhias teatrais. Espetáculos teatrais premiados em Festivais regionais e nacionais, de excelente qualidade artística proporcionando ao público uma rica experiência estética.
Com 30 anos de experiência, iniciamos nossa jornada na produção de espetáculos teatrais em 1988, na paróquia de S. Bom Jesus da Lapa, no Jardim Alvorada em Sertãozinho-SP. Orientados, inicialmente por Geraldo Magalhães, estreamos no Festival de Teatro Cristão o espetáculo Jesus Zumbi Líderes em Busca de Liberdade, texto do então adolescente, Toninho Costa. Foram 7 edições deste Festival e em todas participamos com textos próprios criados a partir dos debates e discussões no grupo de jovens em que reuníamos.
Merecem destaque os espetáculos: "O Inevitável Aconteceu" (1990) e " Tempestade num copo d'água" (1991) ambos de Toninho Costa que mais tarde seria remontado e venceria a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista, programa de incentivo ao teatro mantido pelo Governo do Estado. Em 2000, premiados, fomos até São Paulo onde ficamos entre os 4 melhores espetáculos de Teatro do Estado de S. Paulo, inscritos neste programa.
Todos anos nos dedicamos a uma produção nova ou remontagem. Já em 2010, premiados no Programa Pontos de Cultura de Governo do Estado e Governo Federal, produzimos o espetáculo "Cabral, a esquadra se deu mal", premiada no festival de Teatro de Paraguaçu Paulista em 2012, como melhor cenário e indicações para os atores Juliano José e Toninho Costa, e com destacada participação no Festival Janeiro Brasileiro da Comédia, em 2013.
Destacamos também as produções de esquetes de palhaços. Com dramaturgia mais simples, criamos esquetes inspiradas nas entradas de palhaços de circo, lançando mão da ingenuidade, irreverência e transgressão do palhaço brasileiro. "Eu faço o show" um de nossos trabalhos foi premiado recentemente no Festival de Teatro Infantil de Morro Agudo em 2017 e neste mesmo ano participamos com "O Buraco" no Festival "Palhaços em todo lugar".
"O Buraco" é uma das mais longevas produções do grupo. Elaborada por Juliano José e Toninho Costa ela é apresentada há 18 anos nas mais diversas ocasiões: movimentos populares, eventos empresariais, abertura de eventos, treinamentos corporativos. Seja para entreter ou para refletir esta história que envolve o drama de um palhaço que cai num buraco que ele menosprezou, resume nosso jeito de produzir e atuar na produção teatral de nossa cidade.
Atualmente nossas produções estão alinhadas a serviços prestados junto a empresas em treinamentos e desenvolvimento humanos, bem como na formação inicial de atores e atrizes na cidade de Sertãozinho dentro do Ponto de Cultura PraVoar. Neste programa produzimos espetáculos como o já cidado aqui "Cabral a Esquadra se deu mal, de João Guerreyro, autor Rio Pretense, e o Brincadeiras, de Raimundos Matos de Leão, escritor baiano, que cedeu os direitos autores ao grupo, além de classicos de Moliere, Shakespeare, Dario Fo e os nossos, nós aqui Da Lapa Garapa.